Filmes Brasileiros em consideração para o Oscar 2024
- Gabriela Ono
- Dec 14, 2023
- 3 min read
Já que a votação para o short list da maior premiação do cinema já começaram, vamos ver quais filmes Brasileiros estão perto de conquistar um lugar entre os indicados em 2024.

Retratos Fantasma

Retratos Fantasmas é um documentário brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho e ambientado no centro do Recife, durante o século XX. Ao longo de 1 hora e 33 minutos e reunindo imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, o filme busca explorar a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos. Tendo levado 7 anos para a sua conclusão, o documentário marca o retorno de Kleber ao Festival de Cannes - após vencer o Prêmio do Júri, em 2019, com Bacurau. Tratando do desenvolvimento urbano acelerado, o filme segue o ponto de vista da janela da casa do diretor, onde morou por vários anos.
O Filme foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme de Lingua Estrangeira, porém também pode ser considerada para a categoria de Melhor Documentário.
Incompativel com a Vida

Incompatível com a Vida é um longa-metragem documental brasileiro dirigido por Eliza Capai que reflete sobre vivências da maternidade. Quando descobriu a gravidez, a cineasta decidiu registrar diversos vídeos no período de sua gestação. Porém, algum tempo depois, o feto foi diagnosticado com uma má formação “incompatível com a vida”. Com a descoberta, o projeto de Capai tomou um novo rumo: partindo dos registros de sua própria gravidez, a diretora acompanhou os relatos de outras mulheres que compartilharam de experiências parecidas com as dela, trazendo temas como vida, morte e políticas públicas. Selecionado para o Festival do Rio de 2023.
O filme ganhou o festival brasileiro "É Tudo Verdade", que concedeu ao filme a oportunidade de ser considerado para a premiação.
Elis e Tom

Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você é um documentário dirigido por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay que conta com imagens da gravação do antológico álbum que juntou a cantora Elis Regina com Antonio Carlos Jobim (popularmente conhecido como Tom Jobim). Gravado pelo produtor Roberto de Oliveira durante os registros, em Los Angeles, nos Estados Unidos, do álbum lançado em 1974, o filme apresenta uma série de materiais de bastidores inéditos, que permaneceram guardados desde então, e que mostram todos os altos e baixos por trás da produção do álbum - que por muito pouco não foi interrompida.
Aparentemente Elis e Tom conseguiu sua consideração a partir de distrubuição tradicional nos Estados Unidos, de acordo com os requerimentos de qualificação do Oscars.
Mãri Hi

Quando as flores da árvore Mari desabrocham, surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.
O filme venceu o festival "É Tudo Verdade" na categoria de Melhor Curta-metragem e recebeu a oportunidade para a qualificação.
Big Bang

Chico ganha sua vida consertando fornos, nos quais ele facilmente entra devido a seu tamanho. Face a um sistema que lhe exclui, não lhe resta outra alternativa que não seja a de se colocar em resistência.
O curta ganhou o festival de Locarno, que lhe concedeu consideração para a grande premiação. Essa é a segunda vez consecutiva que o diretor Carlos Segundo está em consideração para o Oscar. Em 2023 seu filme Sideral ficou no top 15 filmes, mas infelizmente não chegou a ser indicado.
Comments