O que é um SPEC SCRIPT?
- Gabriela Ono
- Jan 11, 2021
- 3 min read
Spec Script é um tipo roteiro muito importante para se ter em seu repertório se você quer ter uma carreira de roteirista nos Estados Unidos.

Em sua definição um spec script, também conhecido como speculative screenplay ou em português, roteiro especulativo, é um roteiro não encomendado ou solicitado. Na indústria Americana, este termo é usado de maneiras diferentes dependendo de que área do mercado você se refere:
No Cinema
Quando alguém se refere a spec script, isso quer dizer que este é um roteiro original que foi realizado por um roteirista fora de um contrato. Este é escrito por um(uma) profissional que deseja vender o projeto para um estúdio ou produtora.
Então, se você tem um roteiro original que não foi encomendado, parabéns, você tem um spec script.
Infelizmente, em uma indústria onde a maior parte dos filmes realizados por grandes produtoras e estúdios são adaptações, a indústria de spec scripts hoje em dia é fraca. Porém muitos roteiristas usam estes projetos para conseguirem representação de agentes e managers (gerenciadores de carreira).
Na TV
Já na TV, este termo se refere a uma amostra de episódio de uma série existente e que ainda está no ar, para demonstrar as habilidades do(a) roteirista de escrever em certos tons e/ou gêneros.
Estes roteiros são enviados para Showrunners de séries procurando profissionais para constituírem a equipe que fará parte do writer’s room (sala de escritores). O spec script demonstrará se o(a) roteirista em questão tem ou não as habilidades que o Showrunner está procurando.
"Isso significa que se eu escrever um spec script de Riverdale, eu posso mandar para a equipe da série?" NÃO. Por motivos legais a equipe criativa de Riverdale ou qualquer outra série não pode aceitar um spec script do próprio show.
"Então, que tipo de spec script enviar para equipe de Riverdale?" Qualquer outra série que tenha o mesmo tom, por exemplo "Legacies". Por mais que a série tenha elementos sobrenaturais, a premissa de adolescentes com problemas "adultos" é a mesma, além de fazer parte do mesmo canal.
Este tipo de roteiro também é usado para inscrições em Fellowships. Esses programas normalmente pedem para que os(as) interessados(as) na posição mandem um roteiro original e um spec script. Muitas vezes há uma lista das séries ao qual eles gostariam de ver sua escrita, ainda mais quando esses programas têm em mente um gênero ou público específico. Por exemplo, se você se inscreve para o Fellowship da Nickelodeon, você não mandaria um spec script de "The Crown", pois este é canal de comédia e jovem.
No Brasil a prática de se pedir um spec script não é muito comum, porém há instâncias onde uma produtora pode pedir uma amostra de cenas em um certo gênero para saber se você se encaixa no perfil procurado para novos projetos.
Então, quando você escreve um spec script para TV, é importante lembrar que o que está sendo analisado é a sua capacidade de entender e executar o gênero e tom da série em questão. E por mais que pareça perda de tempo escrever algo que provavelmente nunca será realizado para a TV, este pode ser o roteiro mais importante para sua carreira, pois criará oportunidades, sejam estas em Fellowships ou um possível trabalho em um writers' room. Este tipo de roteiro também serve como treinamento e constante exercício do cérebro de escritor, além de ser uma ótima maneira de praticar escrever histórias que não sejam suas, pois a maioria dos roteiristas que trabalham na indústria americana, normalmente são contratados para escrever histórias de terceiros.
Comments