Renata Vontobel
- Helena Horta
- Jan 20, 2021
- 4 min read
Updated: Aug 27, 2023
Conheça Renata Vontobel, cantora nos EUA e Brasil!

Renata Vontobel é cantora de música pop. Desde pequena, sempre gostou muito de cantar. Quando ela tinha uns 12 anos, começou a receber apoio do tio para seguir carreira na área da música. Seu tio é músico profissional, foi baterista de bandas como Video Hits e Bidê ou Balde, e ele também produziu as músicas dos EPs de Renata. Depois de alguns anos estudando e se dedicando 100% à carreira, hoje ela está de volta ao Brasil para produzir novas canções em 2021.
Como você decidiu se mudar para os EUA?
Eu estava estudando Administração com ênfase em marketing na PUCRS (em Porto ALegre), porém eu não estava muito feliz com o curso. Conversando com o meu tio, ele me sugeriu de ir para Los Angeles conhecer a escola de música Musicians Institute, e se eu gostasse eu poderia me inscrever para o próximo semestre e trancar a faculdade no Brasil. Fiz o primeiro trimestre e me apaixonei pelo curso. Morei 3 anos e meio em LA, até novembro de 2020.
Qual processo você usou (estudar, O-1 etc)? E como foi o processo?
Eu fiz o processo F-1 (visto de estudante). No meu caso foi super simples, principalmente pois a minha escola tinha alta taxa de estrangeiros, então eles me deram um grande suporte na hora de fazer o processo de visto. Como eu já falava inglês fluente, eu mesma preenchi a application sozinha e fui fazer o visto em SP. Eu tive muito azar que o consulado em Porto Alegre (minha cidade) abriu uma semana depois da data que eu precisava.
No consulado, foi tudo bem rápido, eu já havia entrado como turista nos EUA algumas vezes e tinha a papelada direitinho, as chances de ser negada eram bem baixas.
Qual foi um momento marcante pra sua carreira nos EUA?
A primeira vez que eu cantei na lendária casa de shows Whisky A Go-Go. Este lugar tem um espaço e palco maravilhosos, e é sede de apresentações de grandes artistas, como Kiss e Green Day. Minhas fotos de shows preferidas são todas de lá.
O que você gostaria que alguém tivesse lhe contado sobre a indústria antes de você se mudar?
Eu gostaria que tivessem me falado da xenofobia na indústria.
Gosto muito de fazer e cantar músicas pop em Inglês. E muitas pessoas, incluindo professores da escola de música, me disseram que, por ser Brasileira, eu só faria sucesso cantando Bossa Nova ou Samba. Até hoje, eu fico muito chateada quando me “limitam” pela minha nacionalidade.
Você já teve algum momento que pensou em desistir? Que momento foi esse?
Sim! O maior momento que pensei foi durante a pandemia em que as casas de show ficaram fechadas, por causa disto eu não pude aplicar para o visto O1, pois parte do meu processo ia incluir shows como comprovação de trabalho. Foi bem difícil para eu absorver a informação de que teria que voltar ao Brasil, mas agora que consegui processar bem isto eu estou começando a planejar novos rumos na minha carreira. Los Angeles ainda está guardada no meu coração e estou certa de que este adeus não foi para sempre, mas sim momentâneo.
Você já pagou algum mico em set ou área de trabalho?
Sim! Já tive shows em que eu ou o meu músico acompanhante esqueceu ou errou alguma parte da música. Geralmente conseguimos disfarçar facilmente, mas uma vez cantamos meia música no tom errado e fomos perceber apenas no refrão! Pedimos desculpas para o público e começamos ela novamente. Isso foi bem no início da minha vida nos palcos. Hoje em dia sempre presto bastante atenção no tom.
Você já passou por alguma situação constrangedora / preconceituosa / misógina?
Sim. Como eu disse anteriormente, eu fico muito chateada quando acham que sou incapaz ou me desvalorizam por ser Brasileira.
Já escutei de várias pessoas que eu nunca daria certo na cena pop Americana por ser Brasileira. Isso magoa muito, porque em um mundo tão globalizado é triste ver que ainda há este preconceito étnico.
Você está trabalhando em algum projeto no momento, ou tem algum link de algo que você gostaria de dividir?
Sim! Eu estou prestes a lançar a segunda parte do meu projeto, "Strive". Que terá 5 novas faixas, no início de 2021, em janeiro. Vocês já podem escutar a primeira parte aqui: Projeto Strive.
Este EP reflete sobre a minha jornada aos Estados Unidos e questões pessoais, como relacionamentos, e saúde mental. O vídeo clipe e a letra de "Destination" mostra muito sobre a minha parte preferida de morar nos EUA, as amizades, e a garra de todos por suas carreiras.
Assista aqui o clipe de "Destination":
Que conselho você daria para alguém que quer trabalhar nos EUA?
Seja determinado a atingir os seus objetivos. Também se planeje bem, e sempre fique atento a todas as opções para escolher o melhor tipo de visto para você imigrar o mais tranquilamente possível para os EUA.
É um país maravilhoso. E tem muitas oportunidades. Basta encontrar a melhor para você.
Você pode encontrar a Renata no Instagram @revontobel
Comments