top of page
  • Youtube
  • Instagram
  • TikTok
  • Threads

Rodrigo Varandas

  • Writer: Gabriela Ono
    Gabriela Ono
  • Jan 27, 2021
  • 3 min read

Conheça Rodrigo Varandas, ator musical nos EUA.



Rodrigo Varandas mudou-se para os Estados Unidos para fazer Bacharelado em Teatro Musical. Após sua graduação, começou sua carreira profissional no musical Singin’ in the Rain, e vem trabalhando desde então. Seus créditos mais recentes incluem: Anjo anunciados em Kinky Boots, Lobo Mau em Shrek e Carlos em Women on the Verge of a Nervous Breakdown.


Em 2016, Rodrigo teve a oportunidade de dirigir e coreografar vários espetáculos no Brasil, Inglaterra e Alemanha


Como você decidiu se mudar para os EUA?

Eu estava em busca de um diploma na área das artes. Infelizmente não consegui achar algo na área de musicais como eu queria, eis então a ideia de ir embora do Brasil. Eu fiz testes para NYU e AMDA e acabei passando nas duas. Tomei como um sinal divino e fui haha.


Qual processo você usou (estudar, O1 etc)? E como foi o processo?

O processo foi F1 primeiramente graças a faculdade e depois de formado ganhei meu OPT por um ano. E depois fui em busca do meu primeiro O-1.


Qual a maior diferença cultural que você sentiu no seu trabalho?

Pra mim foi o foco. Quando trabalhei no Brasil, o foco era menor e existia uma perda de tempo com relação ao ensaio em si. Já aqui, não existe isso. Quando estamos trabalhando, estamos trabalhando. O foco é incrível e minha ética de trabalho só melhorou.


Qual foi um momento marcante pra sua carreira nos EUA?

Quando eu consegui meu primeiro trabalho. Os medos de se formar na faculdade e não saber o que vem depois estavam gritando durante os últimos meses de estudo. No último mês, fiz meu primeiro teste fora da faculdade e passei no primeiro musical. FOI SENSACIONAL!!!!!!! Chorei, pulei, dancei, gritei…



O que você gostaria que alguém tivesse lhe contado sobre a indústria antes de você se mudar?

Que o processo de visto é extremamente difícil e que ter um visto de artista continua limitando as oportunidades de trabalho para o artista. O visto não é a resposta de tudo, infelizmente.


Você já teve algum momento que pensou em desistir? Que momento foi esse?

Todos os dias… Aqueles haha Sim, já! Muitas vezes. Eu não tenho um momento que posso falar pois são muitos. Mas eu uso os momentos mais tristes e baixos como a energia que eu preciso pra me reerguer e me reinventar e seguir. Isso aconteceu quando tive meu visto negado, com essa pandemia que vivemos e etc.


Você já pagou algum mico em set ou área de trabalho?

Opa se já! Quem nao ja!! O que eu mais rio até hoje foi um comercial que eu fiz pra Universal Studios e eles tinham o carro do Dominic Toretto de Velozes e Furiosos LITERALMENTE drifting ao meu redor. Eu não conseguia focar para fazer o commercial haha… Eu tava nervoso, com medo de baterem em mim e ao mesmo tempo me sentindo no meu do filme, bem fã hahaha


Você já passou por alguma situação constrangedora / preconceituosa / misógina?

Sim! MUITAS vezes. Preconceito com latinos imigrantes é bem relevante hoje aqui. Acontece constantemente e já fui humilhado várias vezes por ser brasileiro, por ter sotaque, por não ser rico e por aí vai.



Você está trabalhando em algum projeto no momento, ou tem algum link de algo que você gostaria de dividir?

SIM! Estou agora desenvolvendo os meus próprios projetos. Estou escrevendo três séries de TV. E ao mesmo tempo estou desenvolvendo um projeto teatral para quando conseguirmos voltar ao teatro.


Que conselho você daria para alguém que quer trabalhar nos EUA?

Trabalhe duro. Não venha pra cá com essa cabeça de querer dar um jeitinho porque não rola. Venha, foque e trabalhe duro. Se aprimorar e crescer é a melhor e mais rápida maneira de conseguir reconhecimento profissional.


Você pode encontrar Rodrigo no Instagram @rodrigo.varandas



Comentarios


  • Youtube
  • Instagram
  • TikTok
  • Threads
bottom of page