Valeria Silva
- Gabriela Ono
- Jan 5, 2021
- 3 min read
Updated: Jan 14, 2021
Conheça Valeria Silva, atriz e produtora em Los Angeles.

Atriz desde os 13 anos de idade. Valéria nasceu em Santos, SP, onde estudou teatro e cinema. Aos 21 anos, conseguiu uma bolsa de estudos para estudar em Los Angeles. Hoje, Valeria trabalha como atriz e produtora em Los Angeles e no Brasil. Seu trabalho mais recente é o Longa Metragem “ Diários de um Intercâmbio” com Larissa Manoela e Thati Lopes que estréia nos cinemas do Brasil em 2021.
Como você decidiu se mudar para os EUA?
Eu decidi me mudar para os EUA depois de eu ter feito um teste em São Paulo para uma bolsa de estudos para estudar Atuação para Cinema na New York Film Academy em Los Angeles. Eu passei no teste e consegui a bolsa de estudos e me mudei pra Los Angeles.
Qual processo você usou (estudar, O1 etc)? E como foi o processo?
Eu fui como estudante. Depois que eu terminei o curso eu apliquei pro visto O1. Que foi negado a primeira vez. Depois eu apliquei logo em seguida, pois eu tinha ganhado um prêmio com meu curta metragem em um festival internacional e isso ajudou o meu processo a ser aprovado. O processo não é fácil, e requer muita paciência.
Qual a maior diferença cultural que você sentiu no seu trabalho?
Os Americanos são extremamente workaholics. Eu me adaptei fácil, pois amo trabalhar. E aqui as pessoas não são tão afetivas como no Brasil. Acho que eu gosto disso também (risos), às vezes.
Qual foi um momento marcante para sua carreira nos EUA?
Quando meu visto de artista foi aprovado. E quando eu consegui um trabalho no programa do Steve Harvey. Também gravei um proof of concept com Anderson Silva, que também foi marcante.
O que você gostaria que alguém tivesse lhe contado sobre a indústria antes de você se mudar?
Eu sinceramente gostaria que tivessem me falado que o fato de eu ser preta e brasileira eu sou considerada Latina e não Black. Isso eu aprendi aqui. De resto eu acho que mesmo com as dificuldades eu consegui superar.
Você já teve algum momento que pensou em desistir? Que momento foi esse?
Sim. Quando meu visto O1 foi negado a primeira vez eu pensei em desistir. Mas minha advogada disse pra eu reaplicar com o prêmio que eu tinha recebido e meus pais me apoiaram a não desistir.
Você já pagou algum mico em set ou área de trabalho?
Eu pago mico todo dia. Sou craque nisso. Uma vez eu estava numa peça de teatro em que eu li uma palavra em inglês totalmente errado e todo mundo que estava ensaiando começou a rir e eu nao tinha entendido. Depois um amigo meu que também estava na peça veio me falar o que eu tinha falado de errado e pra falar a verdade foi até engraçado. Acontece com qualquer estrangeiro.
Você já passou por alguma situação constrangedora / preconceituosa / misógina?
Com Certeza. Infelizmente a cor da minha pele me coloca a disposição para esse tipo de situação. Porém nada que eu queria mencionar no momento.
Você está trabalhando em algum projeto no momento, ou tem algum link de algo que você gostaria de dividir?
Eu no momento estou trabalhando em um longa metragem que eu criei a história e estou com uma equipe de escritoras brasileiras me ajudando a terminar de montar o filme. Tenho também um longa metragem que eu trabalhei no começo de 2020 que deve sair nos cinemas no Brasil em 2021 (Diários de Intercâmbio).
Que conselho você daria para alguém que quer trabalhar nos EUA?
Eu aconselho que venha. Mas venha do jeito certo. É muito difícil vir sem o visto adequado e sem uma segurança financeira. As coisas aqui não são fáceis, mas valem a pena.
Você pode encontrar Valéria no Instagram @ivaleriasilva e @dandaraproductions
Comments